O Bilinguismo e o Processo de Afabetização
A aprendizagem de uma segunda língua não interfere nem atrapalha no processo de alfabetização. Muito pelo contrário, aprender um outro idioma fortalece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a capacidade de conceituação, a criatividade, a memória, a atenção e a consciência metalinguística.
Num contexto de ensino bilíngue, os alunos lidam constantemente com dois sistemas linguísticos distintos de representação conceitual (a língua materna e a língua adicional) e, nesse processo, adquirem precocemente habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Dentre essas habilidades podemos destacar: a atenção sustentada; a acuidade auditiva (reconhecimento e discriminação não apenas dos sons presentes na língua materna, como também daqueles específicos do segundo idioma); a percepção da arbitrariedade dos signos (ao utilizar duas palavras distintas para conceituar um mesmo objeto que conhecem, como “ball” e “bola”), a capacidade de síntese (quando filtram a informação e depreendem o que é mais importante para dar sentido à comunicação – entendimento global) e a consciência metalinguística.
A consciência metalinguística é um termo abrangente que envolve diferentes competências, tais como, segmentar e manipular a fala em diversas unidades (palavras, sílabas, fonemas), estabelecer diferenças entre significados e significantes (separar as palavras dos objetos concretos ou abstratos a que se referem) e perceber semelhanças ou diferenças sonoras entre palavras (rimas).
A criança que vivencia um ambiente alfabetizador bilíngue está exposta a situações diversificadas de uso oral do idioma e da sua forma escrita. Ela constantemente toma decisões acerca dos sons de letras e palavras, assim como do vocabulário que vai utilizar em determinado contexto para responder ao estímulo linguístico, mediado pelo professor.
Dessa forma, ela manipula melhor os sons e apresenta consciência metalinguística mais desenvolvida. Além disso, por estar exposta a uma variedade maior de materiais impressos em ambas as línguas, a criança desenvolve um conhecimento mais aprimorado sobre as convenções da escrita.