Estímulo da Música
Ninguém duvida dos benefícios da música para crianças. Não só é divertido, mas também traz muitas
vantagens para seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Na verdade, descobriu-se que
ouvir ou tocar música na infância melhora a concentração e as habilidades motoras e estimula a comunicação extra verbal, ao mesmo tempo em que aumenta a imaginação, a criatividade e a linguagem.
Na verdade, um estudo publicado no Journal of Neuroscience, realizado em crianças de seis anos de idade, descobriu que tocar um instrumento musical causa mudanças duradouras no nível do cérebro nas áreas envolvidas com o processamento musical. Além disso, é sabido que a música melhora a plasticidade cerebral, por isso não é surpreendente que tenha sido relacionado a melhor memória visual, maior capacidade de atenção e melhores habilidades espaciais.
Nesse sentido, outro estudo publicado na revista Science revelou que tocar um instrumento musical muitasvezes pode fortalecer as conexões entre ambos os hemisférios cerebrais em crianças. A explicação vem de outras pesquisas apresentadas na reunião anual da Sociedade de Neurociência Cognitiva dos Estados Unidos, que revelou que a prática musical aumenta as conexões neuronais e pode aumentar em 25% o corpo caloso, a área que conecta ambos os hemisférios cerebrais.
No entanto, esta não é a única pesquisa que encontra uma relação próxima entre aprendizagem e música no cérebro infantil. Outro estudo, desta vez realizado por psicólogos da McMaster University no Canadá, comparou os efeitos da aprendizagem de música com a sensibilidade e capacidade de memorização de crianças. Após dois anos, esses pesquisadores descobriram que as crianças que aprenderam música apresentaram sinais de maturação acelerada do córtex cerebral, a base das funções cognitivas mais altas.
Portanto, podemos concluir que a música é um excelente estímulo para o cérebro infantil, uma vez que não só desenvolve áreas ligadas à agilidade auditiva e motora, mas também aumenta outras áreas cerebrais relacionadas