Como Criar Crianças de Sucesso (Parte 2)

Se tivermos a coragem de olhar para o que de fato foi feito com essas crianças, vamos observar que, além delas acreditarem que todo o seu brilho é consequência do seu desempenho escolar, elas poderão acreditar que não conseguem chegar aos melhores lugares sem a nossa orientação, sem o nosso direcionamento e sem a nossa superproteção. Dessa forma, os adultos privam as crianças de construírem sua autoeficácia, um dos mais importantes princípios da personalidade humana.
A autoestima é desenvolvida quando alguém recebe aplausos de outros.

A autoeficácia é desenvolvida quando alguém percebe que suas próprias atitudes surtiram o efeito esperado ou desejado. Se quisermos que as crianças desenvolvam a autoeficácia (o que é extremamente importante para elas), precisamos deixar que elas planejem, pensem, decidam, façam, tentem, errem, corrijam, esperem, confrontem, decidam, negociem, sonhem e experimentem muito mais por elas mesmas.

O que estamos tentando dizer é que quando o desempenho acadêmico, os certificados e a aprovação em escolas especificas são o grande propósito da infância e da juventude, essa é uma definição de sucesso muito pequena para as crianças e jovens. Estamos dizendo que devemos tomar cuidado em superprotegê-los, ou super direcioná-los, pois as ajudas constantes que propiciamos podem influenciar muito na sua autoconstrução.

O que estamos querendo alertar é que os adultos deveriam se preocupar menos com o que eles consideram ser o caminho para o sucesso para as crianças e deveriam estar muito mais atentos para os hábitos, a mentalidade, as habilidades, o bem-estar e o amor-próprio delas de forma que sejam bem-sucedidas onde quer que decidam ir.

O que queremos dizer é que as crianças precisam que sejamos muito mais interessados em prover uma base com amor e tarefas rotineiras na infância para que elas sejam bem-sucedidas.

Tarefas rotineiras? Sim, é isso mesmo.

Um dos estudos mais longos com seres humanos é o chamado Harvard Grant Study. Esse estudo mostra que ter sucesso profissional na vida, que é o que almejamos para nossas crianças, está diretamente ligado à realização de tarefas rotineiras enquanto crianças, e quanto mais cedo, melhor.
Realizar tarefas rotineiras significa “arregaçar as mangas e colocar a mão na massa”. Significa compreender que existe um trabalho desagradável para ser realizado e que eu também tenho que contribuir para executá-lo.

Significa que a criança tem que ter a consciência que sua parcela de esforço é primordial para o bem de todos. É isso o que te faz estar à frente em seu local de trabalho. É importante que as crianças participem dos trabalhos rotineiros, pois mais a frente elas devem ter a iniciativa de olhar para seu redor e pensar como ela pode contribuir com seus colegas ou como ela podo antecipar alguns
passos daquilo que seu chefe pode precisar.