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Benefícios de um Segundo Idioma

A escola Future acredita plenamente nos inúmeros benefícios de um segundo idioma introduzido desde a educação infantil, principalmente quando estimulado de forma customizada, respeitando a individualidade de cada bebê ou criança. Além das significativas contribuições no aspecto cognitivo, o bilinguismo contribui para a socialização e até mesmo para beneficiar a criatividade do futuro adulto.

Os alunos da Future aprendem o segundo idioma de forma natural, assim como as crianças que possuem pais de diferentes nacionalidades ou que nascem em países bilíngues. Segundo o artigo publicado pela ASCD, o processo de aprendizagem de um segundo idioma pode ser descrito em 5 principais etapas: pré-produção, produção inicial, fala emergencial, fluência intermediária e fluência avançada.

Durante a primeira etapa, o aluno possui uma compreensão mínima e normalmente não verbaliza palavras no novo idioma. Na etapa de produção inicial, o aluno possui compreensão limitada, produz respostas com uma ou duas palavras, utiliza palavras-chave e frases familiares, além de utilizar verbos no presente do indicativo. É durante a fala emergencial que o aluno passa a adquirir uma boa compreensão, consegue produzir frases simples, comete erros gramaticais ou de pronúncia. Quando o aprendiz está na fase considerada ‘fluência intermediária’, sua compreensão já está excelente e ele comete poucos erros gramaticais.

O nível de inglês considerado nativo é adquirido somente na fase de fluência avançada. Assim como aprender a falar a língua materna, em geral o aprendizado de um novo idioma inicia-se com o ouvir atento às palavras pronunciadas (processo de conhecimento do novo idioma). Aos poucos a criança passa a compreendê-lo e só então começa a pronunciar as novas palavras (processo de aplicação da nova língua). Introduzir um novo idioma de forma gradativa, lúdica e estruturada, torna o aprendizado natural e prazeroso.

Na escola Future, após poucas semanas de aula, os novos alunos já estão experimentando o bilinguismo através da compreensão e verbalização de palavras em inglês de forma espontânea e surpreendente! A aluna de 9 meses já despede pronunciando “bye-bye” ao ir para casa. O pequeno de apenas 1 ano exclama “blue” ao ver a tinta azul. A aluna de 2 anos canta músicas em inglês e anuncia “finished” à nutricionista assim que termina o lanche e “again” à professora após assistir a um vídeo muito divertido!