Benefícios de Um Segundo Idioma

A escola Future acredita plenamente nos inúmeros benefícios de um segundo idioma introduzido desde a educação infantil, principalmente quando estimulado de forma customizada, respeitando a individualidade de cada bebê ou criança. Além das significativas contribuições no aspecto cognitivo, o bilinguismo contribui para a socialização e até mesmo para beneficiar a criatividade do futuro adulto.

Os alunos da Future aprendem o segundo idioma de forma natural, assim como as crianças que possuem pais de diferentes nacionalidades ou que nascem em países bilíngues. Segundo o artigo publicado pela ASCD, o processo de aprendizagem de um segundo idioma pode ser descrito em 5 principais etapas: pré-produção, produção inicial, fala emergencial, fluência intermediária e fluência avançada.

Durante a primeira etapa, o aluno possui uma compreensão mínima e normalmente não verbaliza palavras no novo idioma. Na etapa de produção inicial, o aluno possui compreensão limitada, produz respostas com uma ou duas palavras, utiliza palavras-chave e frases familiares, além de utilizar verbos no presente do indicativo. É durante a fala emergencial que o aluno passa a adquirir uma boa compreensão, consegue produzir frases simples, comete erros gramaticais ou de pronúncia. Quando o aprendiz está na fase considerada ‘fluência intermediária’, sua compreensão já está excelente e ele comete poucos erros gramaticais.

O nível de inglês considerado nativo é adquirido somente na fase de fluência avançada. Assim como aprender a falar a língua materna, em geral o aprendizado de um novo idioma inicia-se com o ouvir atento às palavras pronunciadas (processo de conhecimento do novo idioma).  Aos poucos a criança passa a compreendê-lo e só então começa a pronunciar as novas palavras (processo de aplicação da nova língua). Introduzir um novo idioma de forma gradativa, lúdica e estruturada, torna o aprendizado natural e prazeroso.

Na escola Future, após poucas semanas de aula, os novos alunos já estão experimentando o bilinguismo através da compreensão e verbalização de palavras em inglês de forma espontânea e surpreendente!  A aluna de 9 meses já despede pronunciando “bye-bye” ao ir para casa. O pequeno de apenas 1 ano exclama “blue” ao ver a tinta azul.  A aluna de 2 anos canta músicas em inglês e anuncia “finished” à nutricionista assim que termina o lanche e “again” à professora após assistir a um vídeo muito divertido!

Aprender brincando é a forma que preparamos o nosso futuro!

Link artigo




Comments
  1. Andressa Gasparini

    Muito legal o post, acredito muito no ensino de um segundo idioma durante a infância.
    Parabéns pela escola.
    Andressa.

  2. Meu filho tem 1 ano e 4 meses, entrou na Future com 1 ano e 2 meses, e em apenas 2 meses já entende várias palavras em inglês, e até pronuncia algumas neste idioma. Seu desenvolvimento motor, social e cognitivo vem crescendo exponencialmente. Encantei com a Future desde do início, foi amor a primeira vista, e este encanto só aumenta a cada dia. Cada cantinho da escola foi criado e preparado para os nossos pequenos, e o meu se sente em casa lá. E não só o espaço físico, mas também os professores, e cuidadores são muito preparados, atenciosos, e disponíveis.
    Parabéns equipe Future. Estou muito feliz por meu filho estudar numa escola tão linda, agradável, com tantos ambientes diferentes, e por ser tratado com muuuuito amor e carinho. Só tenho que agradecer o trabalho de vocês.
    Lara.

  3. Lara, ficamos muito felizes em receber o seu depoimento.
    Reconhecimentos como o seu tornam o nosso trabalho ainda mais gratificante e primoroso.
    A cada dia colocamos todo o nosso conhecimento e amor no que fazemos, pois acreditamos e somos apaixonados pela educação infantil.
    Estaremos continuamente trilhando o caminho do aperfeiçoamento do ensino, onde o principal não é saber a melhor forma de ensinar e sim a melhor forma de cada aluno aprender!
    Com pessoas como seu filho, você e seu esposo ao nosso lado, esse caminho se torna muito mais prazeroso!
    Obrigada pelo seu relevante depoimento.
    Att.,
    Equipe Future.

Leave a reply